Blog Result

  1. Home
  2. |
  3. Blog

Sedentarismo: 5 atos que te tornam sedentário sem você perceber

10 de junho de 2020 sedentarismo

Pelo terapeuta manual Higor Lucio

No Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril, o Ministério da Saúde fez um alerta: três em cada 100 mortes registradas, em 2017, no país podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Você tinha noção desses dados?

Vamos aos atos do nosso atual modo de vida que te torna sedentário sem você perceber!

1. Você usa carro para tudo

Precisa comprar pão? Vai de carro. Ir até a farmácia na esquina? Vai de carro também. Se você vai de carro para todos os lugares, é hora dele rever alguns conceitos. Pequenos trajetos, de até um quilômetro, podem ser feitos perfeitamente a pé. Uma leve caminhada é uma ótima dica para colocar o corpo em movimento e afastar o sedentarismo.

2. Você está sempre sonolento e dorme quando tem a oportunidade

Não estou discutindo a importância de dormir com qualidade. O problema é fazer disso sua principal atividade de lazer em seus dias de folga. Qualquer feriado ou fim de semana já é motivo para você desperdiçar horas no sofá ou na cama. Saiba que há outras formas para relaxar o corpo. Com por exemplo uma caminhada em parques públicos e andar de bicicleta, essas são atividades suficientes para garantir a mesma sensação de descanso.

3. Só utiliza o elevador e escada rolante

Você já chegou atrasado no seu trabalho porque ficou esperando a fila do elevador? É uma cena comum em edifícios corporativos. Mesmo aqueles que trabalham nos primeiros andares preferem esperar na fila do elevador ao invés de subir alguns lances de escada. Comece a trocar, sempre que possível, os elevadores e escadas rolantes pelos degraus das escadas normais. A saída do sedentarismo deve começar nos pequenos atos.

4. Come o que for mais fácil de preparar ou pede comida

A vida sedentária também é definida pelo tipo de alimento que você consome. Evitar as comidas “fáceis”, normalmente os fast-foods e industrializados é um excelente passo para uma ávida mais ativa e saudável. O ideal é valorizar alimentos e refeições que renovem as energias. Para isso, o mais indicado é marcar uma sessão com um nutricionista. O profissional vai identificar suas necessidades calóricas diárias, seus objetivos e passar uma dieta mais adequada.

5. Não se incomoda de ficar parado no trabalho

Você fica oito horas por dia sentado em uma mesa de escritório e não acha isso um problema? Pois, deveria! A falta de movimentação no ambiente de trabalho é uma das principais causas do sedentarismo. Porcure reservar períodos do dia para levantar e realizar alguma atividade, nem que seja uma ida à cozinha para beber água e tomar um cafezinho. Muitas empresas também disponibilizam programas de ginástica laboral para seus funcionários, que podem ser essenciais para combater o sedentarismo.

E ai, se identificou com alguma dessas atividades?

SE você se identificou, você precisa conhecer as consequências da pratica diária desses hábitos. Que são elas: Perda de força física, diminuição da massa muscular, possível surgimento de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e infarto do miocárdio, acúmulo de gordura e em alguns casos mais graves pode até levar à morte súbita.

Se você tem dúvidas sobre terapia manual ou dores musculares clique aqui e fale com o terapeuta Higor Lucio!