Blog Result

  1. Home
  2. |
  3. Blog

Dor aguda x Dor crônica

04 de junho de 2020 dor aguda x dor crônica

Pelo terapeuta manual Higor Lucio

Em algum momento da nossa vida, todos já sentimos dor. Sabemos, por isso, que a dor não é uma experiência puramente física, mas que também tem um impacto emocional.

A definição mais atual que temos é que a dor é uma experiência individual desagradável que pode estar associada a uma lesão real ou não, pois sofre influência cognitivo e emocional. Isto quer dizer que cada um irá sentir, lidar e viver com a dor, de acordo com a sua forma de experimentar a vida e os fatos que ocorrem nela.

Agora vamos entender o que é a dor aguda e a dor crônica.

Dor aguda

É aquela que surge repentinamente e tem sua duração limitada, de até 12 semanas. Geralmente tem função de nos alertar da possível existência de alguma lesão ou disfunção geral no organismo.

Este tipo de dor pode ter duração mais prolongada, de até três meses. Dentre suas causas mais comuns estão as lesões traumáticas (contusões musculares), cólicas intestinais, cólicas menstruais, algumas cefaleias e as dores pós-operatórias ou relacionadas a infecções bacterianas.

Ela libera substâncias que ativam nosso sistema nervoso , onde a sensação dolorosa é modulada, a fim de avisá-lo que, em determinado ponto, existe um problema.

Isso nos leva a adotar um comportamentos com o intuito de afastar ou eliminar a causa da dor, comportamento que pode vir a levar a uma dor crônica, o que chamamos de processo de evitação.

Dor crônica

É aquela que persiste por mais de 3 meses. Cerca de um terço da população apresentará algum tipo de dor crônica durante a vida.

À medida que vivemos mais, cresce o número de pessoas com dores na coluna, articulações, doenças reumáticas, degenerações ou inflamações que podem levar a uma dor crônica.

A dor crônica alem de ser uma condição fisicamente debilitante, pode provocar ou exacerbar problemas psicológicos, como por exemplo, a depressão.

Se você tem dúvidas sobre terapia manual ou dores musculares clique aqui e fale com o terapeuta Higor Lucio!